sábado, 16 de fevereiro de 2008

Praça de Santarém- Homenagem ao Decano dos Cavaleiros Tradicionais


A reposição da dignidade da Praça de Toiros Monumental de Santarém constitui motivo de orgulho para os Romeiros de S. José. O contributo que os Romeiros de S. José deram num momento decisivo foi determinante para que a Praça de Toiros de Santarém voltasse a ter uma importancia primordial no panorama taurino nacional e mundial. A época tauromaquica de 2008 vai ser marcada pela qualidade de grandes espectáculos que estão a ser programados para a Celestino Graça. O inicio da época taurina de Santarém vai começar com as Festas da cidade. Uma Corrida de Toiros (15 de Março- Concurso de Ganadarias) e um Festival Tauromaquico de promoção de jovens toureiros de valor ( 19 de Março ). No ambito da Feira do Ribatejo estão a ser montados os melhores carteis da época, onde está já garantida a presença de Pablo Hermoso de Mendonça e a apresentação em Portugal de Diego Ventura.

O Festival Tauromáquico que se vai realizar no dia da cidade é uma proposta dos Romeiros de S. José, que assim vêm satisfeita a sua pretensão de no dia da cidade a Praça de Toiros estar aberta ao público com um espectáculo. Este espectáculo marca ainda dois relevantes aspectos, que se impõe salientar : A decidida postura da Camara Municipal de Santarém em apoiar e em manter a dinamica de revitalização das tradições da capital do Ribatejo; a aposta de que é nos mais jovens aspirantes a toureiros que está em larga medida a garantia do futuro.

Mas como é também particularmente importante manter as "Referências", entenderam por bem os Romeiros de S. José propor uma Homenagem ao decano dos Cavaleiros de Santarém e do Ribatejo. Assim a Homenagem que irá ser feita no dia da cidade de Santarém a Sabino Duarte ( Veca ), enquadrada com a entronização da Imagem de S. José, o padroeiro, e pela oportunidade

aos mais novos, tem um significado muito especial para todos aqueles que respeitam as tradições e defendem a sua continuidade.

1 comentário:

MGomes disse...

Bom dia!
Serve este comentário para vos informar que utilizei a foto de Sabino Duarte, publicada neste post, para ilustrar uma outra publicação que fiz em
[http://opombalinho.blogspot.pt/2013/11/manuel-sabino-nunes-duarte-veca.html]

Muito Obrigado!
Manuel Gomes